Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Recuperar das Dependências (Adicção)

Contra o estigma, a negação e a vergonha associados aos comportamentos adictivos. O silêncio não é seguramente a melhor opção para a recuperação; ninguém recupera sozinho.

Recuperar das Dependências (Adicção)

Contra o estigma, a negação e a vergonha associados aos comportamentos adictivos. O silêncio não é seguramente a melhor opção para a recuperação; ninguém recupera sozinho.

Compreender a Ansiedade Social

Compreender a Ansiedade Social: Medo da Rejeição,   por Rick Nauert, PH.D. (Sénior News Editor) revisto por John Grohol Psy. D

Para indivíduos com ansiedade social, por vezes “conduzidos numa direcção errada e cristalizados”, um novo estudo veio revelar que os indivíduos ansiosos necessitam de melhorar as suas competências e talentos de forma a quebrarem o ciclo da rejeição social.

 

Os investigadores da Universidade de Maastrich procuraram descobrir quais os factores que influenciam os indivíduos não ansiosos a adoptarem medidas de rejeição junto dos indivíduos com ansiedade social (são menos aceites, menos reconhecidos e menos tolerados).

Os indivíduos com quadros de ansiedade foram observados em duas tarefas com componentes sociais: o seu discurso e na forma como se davam a conhecer a outras pessoas. Quer as pessoas não ansiosas que participaram no referido estudo, como aquelas que observaram, ambas partilharam as suas reacções pessoais em relação aos indivíduos com ansiedade social.

A investigadora Marisol Voncken afirmou: “ Os indivíduos com um quadro de ansiedade social deixam muito a desejar nos seus comportamentos num contexto social, e este tipo de comportamento irregular provocou desconforto e reprovação nos observadores em relação aos indivíduos ansiosos.

Quando um indivíduo identifica em si sentimentos desconfortáveis em relação a alguém, afirma e reforça as suas diferenças. Não se identificam com os indivíduos ansiosos e ao desenvolverem este tipo de atitudes e sentimentos negativos conduzem à rejeição social que observamos nesta investigação.

O medo da rejeição é um dos factores predominantes (problemáticos) para indivíduos com quadros de ansiedade social. Todavia observamos que o seu comportamento ansioso é realmente a causa deste fenómeno."

A investigadora Marisol remata em jeito de conclusão “Agora que já conhecemos melhor este fenómeno, podemos desenvolver mecanismos que auxiliem e melhorem o relacionamento social, junto daqueles com ansiedade social, de forma a “quebrar” este ciclo vicioso – medo da rejeição.”

Recomenda-se que os indivíduos com ansiedade social encontrem mecanismos que lhes permita reduzir a sua inquietação constante sobre si mesmos (ex. anteciparem cenários catastróficos) e encoraja-los a socializarem-se com pessoas com características e interesses semelhantes.

Este estudo foi editado no British Journal of Clinical Psychology.

1 comentário

Comentar post