Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Recuperar das Dependências (Adicção)

Contra o estigma, a negação e a vergonha associados aos comportamentos adictivos. O silêncio não é seguramente a melhor opção para a recuperação; ninguém recupera sozinho.

Recuperar das Dependências (Adicção)

Contra o estigma, a negação e a vergonha associados aos comportamentos adictivos. O silêncio não é seguramente a melhor opção para a recuperação; ninguém recupera sozinho.

A condução sob o efeito de drogas, incluindo o alcool

 


Como é do conhecimento geral conduzir sob o efeito de drogas licitas, incluindo o alcool, e ou ilicitas pode provocar acidentes e até a morte, isto é transformar a viatura numa arma letal com vítimas inocentes. É crime.
Recordo um episodio que ilustra na perfeição a Negação de quem conduz e consome drogas licitas, incluindo o alcool e ou ilicitas. Vou tentar ilustrar uma situação corriqueira.

Um grupo três amigos sai de um Bar após uma horas a conversar e a beber alcool. Está na hora de voltar a casa porque a noite já vai longa. Dirigem-se para o carro que os aguarda, estacionado no parque a dez metros de distância do referido Bar. Durante o trajecto o Victor, que não bebeu bebidas alcoolicas, decide ser ele a conduzir a viatura, que neste caso até não era a sua, visto os seus dois amigos estarem sob o efeito do alcool, afirma:

- "Eh pessoal, vou eu a conduzir, vocês os dois estão com os copos. Tu, Luís não estás em condições de levar o teu carro. Pode acontecer algum acidente. Vou leva-los a casa e depois entrego-te o carro amanhã. Se fores a conduzir ainda acontece alguma desgraça."

Imediatamente, o amigo Luís responde indignado:
-"O quê?! Com os copos?! Quem é que está com os copos?!Quem eu?!Ouve lá, ó Vitor... quem leva o carro sou eu...O carro é meu. Entra lá para dentro, porque comigo os miudos vão sempre atrás...ahahah!!!..." E tira a chave do bolso das calças, abre a porta e senta-se ao volante.
Questão:

1. O que é que você fazia nesta situação se fosse o Vitor? Entrava no carro com os amigos ou encontrava outra alternativa de forma a chegar a sua casa? Por ex. táxi.

2. Se decidisse entrar no carro e se houvesse um acidente grave, como consequência do efeito do alcool, com varios feridos graves você (Vitor) considera que seria também culpado e responsavel?

Responda a estas questões e envie um mail para joaoalexx@sapo.pt o titulo (assunto): A conduzir sob o efeito de drogas

Clique no link e veja o video.

http://www.youtube.com/watch?v=t_jyvLcaMio