Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Recuperar das Dependências (Adicção)

Contra o estigma, a negação e a vergonha associados aos comportamentos adictivos. O silêncio não é seguramente a melhor opção para a recuperação; ninguém recupera sozinho.

Recuperar das Dependências (Adicção)

Contra o estigma, a negação e a vergonha associados aos comportamentos adictivos. O silêncio não é seguramente a melhor opção para a recuperação; ninguém recupera sozinho.

Um dilema silencioso

- Sabia que o alcoolismo afecta o sistema familiar, incluindo as crianças, ao longo de varias gerações? Todos são afectados (avós, pais e filhos).

 

- Alcoolismo na família, incluindo as crianças. Possíveis consequências: Abuso físico, sexual e emocional.

 

- Algumas famílias afectadas pelo alcoolismo são incongruentes derivado à negação dos sentimentos (membros da família) e à posse de um ou mais segredos entre membros da família?

 

- Um alcoólico/a pode ser um individuo que seja: esposo, padre, politico, medico, esposa, advogado, psicólogo, professor, investigador, conselheiro, estudante, irmão, irmã, engenheiro, filho, filha, soldado, policia, actor, actriz, psiquiatra? Não precisa de beber todos os dias, de beber grandes quantidades de álcool e de ser agressivo.

 

- A grande maioria dos indivíduos que abusam de álcool considera que não precisam de ajuda para o problema com a bebida. Quantos portugueses precisam de ajuda para o problema com o álcool? Uma parte considerável deste fenómeno preocupante permanece "escondido" e negado.

 

- A Industria milionária e poderosa do álcool e os seus parceiros. Sabia que existem no mercado, bebidas alcoólicas cujo preço está ajustado em função do consumidor. Vendem-se bebidas alcoólicas, para indivíduos com idade acima dos 16 anos, em garrafões, garrafas, em pacotes e copos. Os preços baixos proporcionam uma maior oferta, potenciando a procura, desde os mais jovens aos mais idosos.

 

- Sabia que as crianças, filhas/os de pais alcoólicos, "carregam" para o resto das suas vidas adultas as consequências do alcoolismo? São adultos que receiam a intimidade, que negligenciam as suas necessidades básicas (amar e ser amado), baixa auto estima, não existe limites nos relacionamentos, são adultos que desenvolvem relacionamentos de intimidade disfuncionais.

 

- Visto o álcool ser uma substância psicoactiva, depressora do sistema nervoso central, alguns alcoólicos apresentam sintomas depressivos.  

Para um indivíduo que abusa do álcool, ou doente alcoólico e está em negação, você sabia que quando ele afirma que não tem um problema com o álcool não está a mentir? Sim. Porque para ele beber e estar sob o efeito do álcool, é perfeitamente legitimo e é um acto social. Faz parte da sua vida, visto ter uma relação especial com o álcool.

 

1. Você bebe álcool quando está zangado/triste?

2. O seu consumo de álcool interfere na hora de chegar ao trabalho?

3. A sua família está preocupada com o seu consumo de álcool?

4. Bebe álcool mesmo quando afirma, para si mesmo, que não o vai fazer?

5. Esquece de coisas enquanto esta embriagado/a?

6. Sente dores de cabeça e ressaca (mau-estar) depois de beber?

Se respondeu Sim a uma ou mais destas questões, peça ajuda pela sua saúde.

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.