Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Recuperar das Dependências (Adicção)

Contra o estigma, a negação e a vergonha associados aos comportamentos adictivos. O silêncio não é seguramente a melhor opção para a recuperação; ninguém recupera sozinho.

Recuperar das Dependências (Adicção)

Contra o estigma, a negação e a vergonha associados aos comportamentos adictivos. O silêncio não é seguramente a melhor opção para a recuperação; ninguém recupera sozinho.

A abstinência da adicção - Um plano de Recuperação

"O que é a abstinência da adicção?
Para o alcoolismo, a abstinência total não é algo confuso ou que exista controvérsia, contudo para outras comportamentos adictivos, exluindo as substâncias psicoactivas/adicitvas, lícitas e /ou ilícitas, esta questão pode ser mais complexa. Qualquer individuo vive sem drogas lícitas, incluindo o alcool, e/ou ilícitas, mas não vive sem comer, fazer sexo, fazer compras.  A abstinência de comportamentos adictivos é o “ponto”/mudança onde a recuperação começa. O adicto assume a liberdade, o compromisso e uma aliança a um programa de recuperação, pela qual, acredita e dedica uma parte significativa do seu devir.

A sobriedade é tão importante para o alcoólico, como para aqueles que são doentes do comportamento alimentar (adicção) ou aqueles que apresentam adicção ao jogo, ao sexo, compras - shopaholics, shoplifting - furto ou relacionamentos de dependencia. A abstinência significa interromper a lógica e o comportamento adictivo progressivo. Mais uma vez, muitos afirmam saber o que significa a abstinência para o alcoolismo, mas como é que se faz, no caso das outras adicções? O nosso conhecimento da adicção surgiu da nossa experiência profissional com o alcoolismo, sabemos que o álcool é um das poucas substancias adictivas que não é necessária para a vida humana, sob nenhuma circunstancia, podendo ser completamente abolida na vida de uma pessoa.
Para alguns alcoólicos sóbrios, afirmam que a recuperação não é somente deixar de beber – referem-se aqueles individuos que continuam a apresentar comportamentos adictivos, excepto beber e ou não aplicam o programa de recuperação, são apelidados de “ Estar numa seca - Dry Drunk”. Isto significa que estão limpos (abstinêntes) da bebida, mas não estão em recuperação, porque as atitudes e os comportamentos são idênticos aos do passado . Como sabemos, em qualquer doença crónica (ex. diabetes, doenças cardiacas) é necessário uma atitude pro-activa, da parte do doente, para o tratamento, por ex. comparecer nas consultas, seguir as indicações terapêuticas. É uma questão de atitude e motivação.

Compreender verdadeiramente o papel central da abstinência neste processo, pode ser uma mais valia para a recuperação individual, o mesmo se aplica ao alcoolismo e às outras adicções do comportamento.

Existem muitas definições de recuperação para a adicção ao álcool e outras drogas lícitas. Não existe uma “regra" igual para todos, contudo é importante que esse conceito individual de abstinência funcione na pratica e proporcione resultados - qualidade de vida, em vez das consequencias negativas, do estigma, secretismo (isolamento), vergonha e ou negação.

Para aqueles que identificam um problema de adicção nas suas vidas, quer sejam às substancias e/ou um comportamento que provoque um desequilibro a nível bioquímico e psicologico encontram na abstinência uma “ferramenta” extremamente útil e eficaz para a sua recuperação.

Existem Quatro Liberdades atribuídas à Abstinência. Atribuímos à adicção quatro vertentes – físico, emocional, mental e espiritual, não religioso sem dogmas e divindades:

1. Liberdade da Intoxicação (físico) – Através da abstinência de drogas lícitas, incluindo o alcool, e as ilícitas, determinados alimentos, comportamentos/actividades que alterem ou prejudiquem profundamente as funções do organismo, que modifiquem o humor, que interferem no processamento do pensamento critico e do espirito são. Através da abstinência o/a adicto/a pode compreender e trabalhar o programa de recuperação.

2. Liberdade do Craving (desejo intenso e irresistivel- fixação) – A abstinência também reduz a possibilidade da alteração do humor e dos efeitos emocionais do desejo intenso (craving). Através deste processo compreende-se a importância de partilhar os sentimentos de uma forma honesta e construtiva. A vida torna-se menos sujeita a crises, característica da adicção activa e da desgovernabilidade, assim como, o sentimento de culpa desaparece.

3. Liberdade da Obsessão (mental) – Restringir ao máximo o acesso frequente, bem como, a preocupação excessiva (fixação) às substancias e/ou comportamentos adictivos, reduz-se significativamente a obsessão mental causadora do caos (perda total do controlo). Reduz a obsessão ao álcool ou outras drogas, ao peso, às actividades, à aparência física. A ilusão (lógica adictiva -  negação, ciclo adictivo) reduz, permitindo assim ao adicto a capacidade de tomar decisões, mais lucidez no pensamento critico, concentrar-se no programa de recuperação e em avaliar os factores de risco e de protecção (prevenção da recaída).

4. Liberdade do Isolamento (emocioanal/espiritual) – Finalmente, e proporcionalmente às consequências do isolamento de cada caso, o adicto conquista relacionamentos vitais (significativos) para a recuperação, ex um poder Superior, não religioso dogmas e divindades. Através da abstinência, do compromisso e de trabalhar o Programa de Recuperação, o/a adicto/a desenvolve uma mente aberta e procura novas experiências, por ex. em receber e dar amor, disponivel para ajudar, a gratidão, experimenta a paz e a rendição da Adicção activa. 
 

Abstinência de Substancias Alteradoras do Humor.
Definimos a palavra - Alteradora de Humor a qualquer substancia que despoleta um desequilíbrio bioquímico e psicológico que reuna o potencial de causar uma profunda alteração de humor associado com a adicção. Inclui reacções físicas ao álcool, aos cannnabinoides, à cocaína, à heroina, ao açúcar e outros alimentos, ao exercício físico ou excitação. Parece menos complicado referir abstinência quando falamos de uma droga, como o álcool, que ninguém necessita para viver, do que falarmos sobre certos alimentos, da qual não é possível erradicar completamente da vida de qualquer ser humano. Muitos adictos, não conseguem dar-se ao “luxo” de abster-se completamente de consumir drogas, ou outra substancia ou actividade que aparenta ser o núcleo da sua adicção. Por ex. para os doentes do comportamento alimentar (adicção) são sensíveis ao açúcar, aos alimentos com alto teor calorico ou combinações de alimentos. Isto significa que o desequilíbrio bioquímico causado por um excesso de quantidades de alimentos altera o seu humor, a capacidade do pensamento razoável e de tomar decisões construtivas na suas vidas. Afecta a forma como a pessoa pensa, sente e age.

Abstinência do Binge (voracidade, empanturrar-se, ingestão compulsiva) – ingestão compulsiva de drogas, como o álcool ou a heroina, a cocaína ou outras substancias, alguns tipos de alimentos (apetite voraz) ou actividades; como o sexo e o jogo devem ser abrangidas e erradicadas no conceito de abstinência, mesmo que para isso o binge, por ex. a quantidade da substancia ou actividade, não esteja directamente associado a alteração do humor extremo ou a distorção do pensamento.

Abstinência de Manobras de Purgativas - Para os doentes do comportamento alimentar (adicção) manobras purgartivas, (vomitar, usar laxativos e/ou outros métodos de eliminação de alimentos ) ou jejum / privar-se (jejum provocado, jejum prolongado ou ingerir alimentos com baixo teor de calorias) pode ser como um alterador de humor tais com a voracidade/empanturrar-se, ingestão compulsiva, manobras purgativas e jejuns provocados são comportamentos que não se contemplam na abstinência.

Através da não ingestão de alimentos entre refeições os doentes do comportamento alimentar (adicção) identificam um recurso sobre a obsessão acerca daquilo que comem; de como e quando comem. Algumas pessoas em recuperação permitem quantidades razoáveis de alimentos com teor baixo de calorias, por ex. refrigerantes, café ou chá entre as refeições. Alguns membros dos grupos de ajuda-mutua, por ex. os Overeaters Anonymous, referem um plano alimentar “3-0-1” que significa: três refeições moderadas por dia, não comem nada entre as refeições, um dia de cada vez.

Abstinência das Dietas Rígidas “Milagrosas”– Para alguns doentes do comportamento alimentar (adicção) quando questionados quanto ao seu conceito de abstinência, descrevem um plano rígido de dieta, que denominam, orgulhosamente, como um plano alimentar. Esta mentalidade/atitude das Dietas pode ser um “plano” que irá inviabilizar a abstinência e provocar o “falhanço”. Em recuperação, é uma orientação, cada um seleccionar um plano alimentar formal ou informal, de forma a manter as refeições moderadas e a gestão das emoções relacionadas por ex. com a imagem corporal. Contudo, será difícil manter a abstinência se pensarmos que qualquer alteração a uma dieta rígida pode conduzir à renúncia da abstinência. A maioria das dietas disponiveis no mercado são insustentaveis.


Abstinência de Actividades/Comportamentos – Existem algumas actividades que são excluídas definitivamente se forem consideradas como parte da adicção activa. Alguns ex. o jogo, prostituição ou pornografia, usar cartões de credito, passar cheques sem cobertura, ser agressivo, mentir, roubar, fazer compras e exceder o limite. Tal como quando um alcoólico decide abster-se de consumir álcool, como o inicio da sua abstinência - “define um contracto”, pode decidir interromper estas actividades/comportamentos disfuncionais e começar a contar os dias da sua abstinência a partir do dia em que decidiu parar (aniversario de recuperação).

Comportamento Adictivo – Alguns comportamentos não são tão evidentes. Pode abster-se de uma padrão repetitivo especifico em vez de uma actividade. Em recuperação, se alguém desejar evitar o sexo, por exemplo a pornografia, necessita de reconhecer o padrão e privar-se de tal actividade. Poderíamos excluir a prostituição e adultério, mas por ex. o que fazer quanto à masturbação e ou sexo entre pessoas não comprometidas? Se identificar um padrão disfuncional (fantasias, desejo sexual), então ira conseguir abster-se desse mesmo comportamento. Se durante o alcoolismo activo o adicto permanecia em bares, cafés, restaurantes e ou discotecas será importante excluir esse tipo de padrão de comportamento que pode ser parte do seu conceito de abstinência. Isto não significa que não possa encontrar-se com um cliente, por ex. num restaurante, se acreditar que existe uma boa razão, por ex. por motivos profissionais. Se identificar uma vontade louca de comer algo necessita
de admitir e depois decidir que comportamento a adoptar de forma a evitar um ingestão compulsiva à comida durante a abstinência. Se identificar um desejo irresistível quanto a uma actividade que produza excitação, altos níveis de adrenalina, assumir riscos irracionais e excessivos, por ex. enquanto se diverte, pode considerar esta atitude e comportamento (padrão) como fazendo parte da sua Abstinência. O adicto não é responsável pela doença, mas é responsável pela recuperação.

Abstinência ao Álcool – A maioria dos adictos deve permanecer abstinentes de álcool e outras drogas psicoactivas/alteradoras do humor ilícitas e ou lícitas, a menos que prescritas por um medico (onde não existam outras alternativas) especialmente no inicio da recuperação. Se não for um alcoólico, conhecedor do
seu verdadeiro problema, esta afirmação pode soar a algo radical. Contudo existem algumas razões fortes. Mesmo que não tenha um historial de álcool e/ou de outras drogas existe uma predisposição para a adicção que pode converter-se em algo perigoso, existindo fortes possibilidades de desenvolver alcoolismo ou dependência de drogas.
Será boa ideia considerar o risco inerente, numa situação de consumo e/ou abuso. O álcool é uma droga alteradora do humor muito poderosa, por isso, será sempre difícil manter uma perspectiva realista e honesta sobre a importância da abstinência e/ou de tomar outras decisões coerentes e construtivas enquanto bebe.

Normalmente, o álcool metaboliza-se em gordura, não em carbohidratos, e interfere no seu metabolismo, por isso não faz sentido ser consumido por aqueles que se preocupam com o seu peso.

O Álcool tem um baixo valor nutritivo, pode aumentar o apetite em algumas pessoas e desenvolver vontade intensa e irresisitvel em consumir – craving.
È muito difícil observar adictos, a outras adicções, mesmo sem ser o álcool, que virtualmente possam consumir álcool, mesmo ocasionalmente, e que consigam permanecer em recuperação a longo termo.

Para alguns adictos, será uma prioridade ser honesto, consigo proprio, procurando assim assumir um compromisso entre uma abstinência demasiado rígida e uma abstinência demasiado flexível. Isto envolve sempre as interpretações individuais de cada um sobre a abstinência e a recuperação."

Bibliografia: “Addiction-nary” Jan R. Wilson e Judith A. Wilson

Sabia que a prevalência de Anorexia Nervosa (AN) varia entre 0,3 e 0,6 por cento das pessoas da população em geral e que 12,6 por cento é o número de Síndrome parciais de AN em jovens adolescentes.

Saiba também que a prevalência para a Bulímia Nervosa é de 1 por cento para a população em geral, 4 por cento para mulheres entre os 18 e os 30 anos e cerca de 10 por cento das mulheres podem sofrer desta patologia em algum momento das suas vidas.

A Anorexia, Bulímia Nervosa e a Obesidade, são doenças graves, com elevados custos psico-sociais. http://www.comportamentoalimentar.pt/
http://www.comportamentoalimentar.pt/txt/servicos/livros/index.html