Viver Um Dia de Cada Vez
Para aqueles que estão em Recuperação da Adicção activa, quer seja de substancias psico activas (abstinentes de álcool e/outras drogas ilícitas) ou comportamentos - jogo, sexo, trabalho “workaholics”, sexo, compras (shopaholics), shoplifting (furto), disturbio alimentar e codependência que procuram lidar com os seus sentimentos de uma forma construtiva, assim como, viver as dificuldades do dia-a-dia, viver no presente pode ainda ser extremamente frustrante e penoso se pensarmos que Recuperação significa mudança e em alguns casos recomeçar do zero. Esta realidade acarreta desafios e adversidade, por ex. reconquistar a dignidade, a confiança e a honestidade, adaptação ao sistema familiar, superar o estigma, quebrar as barreiras da negação e enfrentar a vergonha tóxica. Recuperação não significa cura e não é um acontecimento isolado, mas um processo de transformação de avanços e recuos.
Na minha opinião, passamos demasiado tempo útil, por vezes desperdiçado das nossas vidas centrados na preocupação (fixação/antecipar cenários catastroficos gerados pela nossa mente/ideias). Extremamente preocupados com pessoas e coisas. Preocupados com o passado e com o futuro. Preocupados para que
os outros gostem de nós e preocupados com as perdas. Sem ter a consciência, podemos transformar o nosso presente, numa mão cheia de problemas insolúveis e preocupantes. Todavia, quando chega o fim de semana ou o mau tempo, ficamos ansiosos por não ter nada para fazer.
Viver no momento, “um dia de cada vez” pode significar:
Flexibilidade; mudança nas crenças e valores morais e espirituais, não religioso sem dogmas e divindades: confiar, entrega, fé e esperança, ouvir os outros e seguir sugestões.
Planear; ser objectivo, concreto e realista. Avaliar os prós e contras.
Rendição; reconhecer a impotência, a incapacidade de controlar as outras pessoas, ser honesto e pedir ajuda .
Passado; não podemos modificar o passado. Reconhecer a doença da adicção. Lidar com o ressentimento, por vezes irracional, de uma forma construtiva.
Futuro; não podemos antecipar e controlar as pessoas e o tempo, fonte de ansiedade e atitudes negativas. Evitar as projecções negativas. Podemos sonhar/ambição com objectivos (propósito) e desafios (sentido da vida), visualizar as metas; “Não viver nos castelos, mas podemos sonhar com eles.”
Gratidão; elabore uma lista de coisas pela quais se sente grato (humildade).
É possível interromper o processo destrutivo da adicção activa; é possível recuperar...um dia de cada vez.