Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Recuperar das Dependências (Adicção)

Contra o estigma, a negação e a vergonha associados aos comportamentos adictivos. O silêncio não é seguramente a melhor opção para a recuperação; ninguém recupera sozinho.

Recuperar das Dependências (Adicção)

Contra o estigma, a negação e a vergonha associados aos comportamentos adictivos. O silêncio não é seguramente a melhor opção para a recuperação; ninguém recupera sozinho.

Pessoas Especiais (Mentores) Earnie Larson e Alan Marlatt

Recentemente tive conhecimento do falecimento, de duas pessoas, ambos excelentes profissionais dedicados e empenhados na área do tratamento e recuperação do alcoolismo e das dependências de substâncias psicoactivas licitas e/ou ilícitas (drogas), refiro-me ao Dr. Earnie Larsen e ao Dr. G. Alan Marllat.

 

Como profissional, há já alguns anos que acompanhava o trabalho destes dois vultos cujo imenso e valioso contributo irá permanecer na história da Recuperação dos comportamentos Adictivos. Para além de ser um profissional dedicado (espírito de missão,) Earnie Larson também era um adicto em recuperação com um historial de sobriedade de mais de 40 anos. O Dr Alan G. Marllat desenvolveu, entre muitos, um brilhante trabalho nas áreas da Prevenção da Recaída e na Redução de Danos.

 

Uma sincera homenagem ao Dr. Alan G. Marllat e ao Dr. Earnie Larsen pelo compromisso, profissionalismo e orientação (mensagem de inspiração) que prestaram, ao longo da sua vida, a milhares de indivíduos, a profissionais, como eu, e principalmente aqueles que sofrem da Adicção, incluindo famílias (crianças) e à comunidade.

 

Gostaria de acrescentar que é urgente, em Portugal, existir mais recursos e competências, pessoas especializadas e instituições dedicadas, tanto a nível cientifico como empírico, em relação ao tratamento da doença da adicção às substancias psicoactivas licitas, incluindo o álcool, e/ou ilícitas. É imperativo aproximar a ciência (investigação) da prática (experiencia) e formar equipas multidisciplinares. São necessárias reformas (quanto à metodologia, epidemiologia e etiologia) direccionadas à prevenção, ao tratamento e à recuperação, assim como um maior envolvimento da sociedade, cujo principal intuito é derrubar o estigma, a negação e a vergonha associado a esta doença. Aos indivíduos doentes, assim como às suas famílias, é inevitável devolver a dignidade que eles merecem. Não basta reinseri-los na sociedade, são obrigatórias terapias que contemplem o individuo (bio-psico-social e espiritual).

 

Um saudoso adeus.

 

 

 Earnie Larsen, 1939 – 2011 Alguns livros: Stage II Relationships – Live Beyond Addiction, Beyond Anger Facilitator`s Guide, Days of Healing Days of Joy, From anger To Forgiveness, Abused Boys Wounded Men Workbook. 

 

 

 

 

 

 

 

 G. Alan Marllat, 1941 - 2011 Investigador reconhecido internacionalmente escreveu e publicou mais de 20 livros e centenas de artigos científicos e recebeu inúmeros galardões. Esteve em Portugal.  

 

 

Alguns livros: Alcohol Use and Problem Drinking, Brief Alcohol Screening and Intervention for College Students, Determinants of Relapse, Harm Reduction, Managing Your Drug or Alcohol Problem, The Tao of Sobriety

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.