Um dilema silencioso
- Sabia que o alcoolismo afecta o sistema familiar, incluindo as crianças, ao longo de varias gerações? Todos são afectados (avós, pais e filhos).
- Alcoolismo na família, incluindo as crianças. Possíveis consequências: Abuso físico, sexual e emocional.
- Algumas famílias afectadas pelo alcoolismo são incongruentes derivado à negação dos sentimentos (membros da família) e à posse de um ou mais segredos entre membros da família?
- Um alcoólico/a pode ser um individuo que seja: esposo, padre, politico, medico, esposa, advogado, psicólogo, professor, investigador, conselheiro, estudante, irmão, irmã, engenheiro, filho, filha, soldado, policia, actor, actriz, psiquiatra? Não precisa de beber todos os dias, de beber grandes quantidades de álcool e de ser agressivo.
- A grande maioria dos indivíduos que abusam de álcool considera que não precisam de ajuda para o problema com a bebida. Quantos portugueses precisam de ajuda para o problema com o álcool? Uma parte considerável deste fenómeno preocupante permanece "escondido" e negado.
- A Industria milionária e poderosa do álcool e os seus parceiros. Sabia que existem no mercado, bebidas alcoólicas cujo preço está ajustado em função do consumidor. Vendem-se bebidas alcoólicas, para indivíduos com idade acima dos 16 anos, em garrafões, garrafas, em pacotes e copos. Os preços baixos proporcionam uma maior oferta, potenciando a procura, desde os mais jovens aos mais idosos.
- Sabia que as crianças, filhas/os de pais alcoólicos, "carregam" para o resto das suas vidas adultas as consequências do alcoolismo? São adultos que receiam a intimidade, que negligenciam as suas necessidades básicas (amar e ser amado), baixa auto estima, não existe limites nos relacionamentos, são adultos que desenvolvem relacionamentos de intimidade disfuncionais.
- Visto o álcool ser uma substância psicoactiva, depressora do sistema nervoso central, alguns alcoólicos apresentam sintomas depressivos.
Para um indivíduo que abusa do álcool, ou doente alcoólico e está em negação, você sabia que quando ele afirma que não tem um problema com o álcool não está a mentir? Sim. Porque para ele beber e estar sob o efeito do álcool, é perfeitamente legitimo e é um acto social. Faz parte da sua vida, visto ter uma relação especial com o álcool.
1. Você bebe álcool quando está zangado/triste?
2. O seu consumo de álcool interfere na hora de chegar ao trabalho?
3. A sua família está preocupada com o seu consumo de álcool?
4. Bebe álcool mesmo quando afirma, para si mesmo, que não o vai fazer?
5. Esquece de coisas enquanto esta embriagado/a?
6. Sente dores de cabeça e ressaca (mau-estar) depois de beber?
Se respondeu Sim a uma ou mais destas questões, peça ajuda pela sua saúde.