Conflitos na comunicação.
Sabe o que significa a palavra Ressentimento? Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa (6ª Edição) da Porto Editora, “Ato ou efeito de ressentir (sentir novamente) ou de ressentir-se; lembrança dolorosa de uma ofensa recebida; melindre; rancor.”
Se você identifica um ressentimento, isso é OK é normal. Na sua perspetiva, qual é o motivo pela qual ainda valoriza o ressentimento do passado? É um ressentimento de “estimação” ou considera-se uma vítima? Quais as consequências negativas do ressentimento? Derivado ao ressentimento, atualmente, como é que lida com os sentimentos? Considera que o ressentimento afeta, as pessoas significativas, à sua volta? Considera que o ressentimento afeta a comunicação com os outros? É agressivo/a? É passivo/a?
A comunicação desempenha um fator crucial na existência entre seres humanos cuja aprendizagem decorre ao longo da vida. É assim, desde há milhares de anos. Atualmente, a comunicação é alvo de estudo em instituições e pessoas, estuda-se a comunicação em organizações, comunidades, no trabalho, na família e no individuo em recuperação da adicção.
Algumas dicas para a gestão de competências e conflitos na comunicação.
- Assertividade é arriscar em ficar vulnerável e decidir com base na verdade.
- Assertividade é utilizar critérios objetivos.
- Assertividade é reciprocidade. Os seus pontos de vista são tão validos como os do outro.
- Assertividade é fazer valer as suas competências e talento.
- Assertividade é honestidade, escutar (refletir) e colocar-se nos “sapatos” do outro.
- Assertividade é expressar os sentimentos e respeitar os sentimentos do outro.
- Assertividade não é agressividade, passividade e ou manipulação.
- Assertividade é definir limites nos relacionamentos.
- Assertividade está associado ao desenvolvimento pessoal do indivíduo.
- Assertividade é estar aberto à mudança e à adaptação da realidade.
- Assertividade é escolher à vez, tirar à sorte e/ou deixar que a outra pessoa decida.
- Assertividade é identificar o problema, em vez de atacar a pessoa.
- Assertividade é centrar-se nas soluções em vez dos problemas (colocar barreiras à negociação/cedência).
- Assertividade é conseguir antecipar os critérios, de ambas as partes, são legítimos realistas e específicos.
- Assertividade é aprender a dizer não. Porque é que dizemos sim quando, na realidade, queremos dizer não?
- Quais são os princípios associados à assertividade? De acordo com os princípios da assertividade, hoje quais foram as suas prioridades/limites?
- Pode participar com ideias, mensagens e partilhas. Bem-haja